PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROBSON SILVA SANTOS
DATA : 21/08/2020
LOCAL: Via remoto - online

DESERÇÃO ESCOLAR E IDENTIDADE DE GÊNERO: TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE PESSOAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

Este projeto procura entender a deserção escolar e identidade de gênero: trajetórias escolares de pessoas travestis e transexuais, após iniciarem a construção de suas identidades de gênero e vivenciarem a transição transexual, no período da escolarização, sob égide das convenções de gênero. Neste sentido a problematização da identidade de gênero de travestis e transexuais e a intersecção com os marcadores sociais da diferença (sexualidade, raça e classe), constitui mecanismos de controle e abjeção sobre os corpos não disciplinados na instituição escolar. Deste modo, o objetivo geral: Analisar os marcadores sociais da diferença vivenciada pelas pessoas trans nos espaços educacionais públicos e seu impacto na deserção escolar através da identidade de gênero. Esta pesquisa parte da seguinte pergunta de que forma o não enquadramento dos padrões normativos vivenciados pelas pessoas travestis e transexuais nos espaços educacionais públicos, contribui para a deserção escolar? A hipótese que norteará a pesquisa será: A deserção escolar se dá através da produção da desigualdade, por consequência da estrutura de poder enquanto mecanismo da relação entre poder e verdade, retiradas dos coagidos para o seu funcionamento e a inteligibilidade dos corpos abjetos das pessoas travestis e transexuais, da não coerência das normas existentes entre sexo biológico binário. Para o alcance deste projeto será desenvolvida a metodologia de observação participante com história oral.

Presidente - Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2419487 - ROBERTA GUIMARAES PERES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIANA AUGUSTA ALVES JARDIM - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI