PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: JACKSON SILVA RIBEIRO

DISCENTE : JACKSON SILVA RIBEIRO
DATA : 13/03/2020
LOCAL: sala S302, 3º andar, Bl. Alpha 2,Campus SBC da Fundação Universidade Federal do Abc, localizada na Al. da Universidade. s/n, B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP.

O BRICS e seu lugar na governança global

Este trabalho tem como objetivo geral, analisar as instituições financeiras do BRICS (NBD e ACR). O acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, é analisado como expressão de ascensão dos países emergentes. Nossa hipótese é que o grupo com a criação de NBD e o ACR, apesar de não confrontarem diretamente a ordem financeira estabelecida – por se colocarem no cenário global dentro das regras da economia de mercado e das instituições multilaterais – são iniciativas que introduzem nova qualidade na ação de atores que – pelo porte de suas economias – não se contenta somente em ser coadjuvante nas decisões globais, que historicamente foram protagonizadas pelas potências centrais. Em termos específicos, o objetivo é descrever a atuação brasileira na formulação e condução das instituições financeiras do BRICS, – Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Arranjo Contingente de Reserva (ACR).

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1961809 - GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KAREN FERNANDEZ COSTA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1998461 - GILBERTO MARCOS ANTONIO RODRIGUES