PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON SILVA RIBEIRO

DISCENTE : JACKSON SILVA RIBEIRO
DATA : 19/08/2019
LOCAL: Santo André

O BRICS e seu lugar na governança global

Este trabalho tem como objetivo discutir o BRICS enquanto bloco e sua crescente influência na governança do sistema internacional. BRICS, acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul é analisado como expressão de ascensão dos países emergentes.  A crise de 2008 que por atingir principalmente os países centrais (EUA, União Europeia), acabou acelerando a transição que o sistema internacional passa, onde os mecanismos de governança devem ser modificados para expressar o novo momento da economia mundial. O BRICS é um grupo formado com objetivo de diminuir o desequilíbrio entre os países centrais e o Sul Global no que tange à governança do sistema internacional. A criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reserva (ACR) é um caminho adotado pelo grupo para alcançar esse objetivo de maior engajamento na questão da governança global. Representa o avanço do grupo que é heterogêneo rumo à uma maior institucionalização. Pretendemos mostrar alguns parâmetros de relevância dos BRICS, enfatizando as instituições financeiras criadas pelo grupo para converter sua influência econômica em influência política e assim participar mais ativamente dos mecanismos de governança global. O BRICS, ao mesmo tempo que reivindica reformas nas estruturas de governança financeira tradicionais (Banco Mundial e FMI), cria suas próprias instituições, visando complementar as instituições tradicionais.

Presidente - Interno ao Programa - 1961809 - GILBERTO MARINGONI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1453189 - GIORGIO ROMANO SCHUTTE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - KAREN FERNANDEZ COSTA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ