PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍS BOÁS FIGUEIREDO KULLER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAÍS BOÁS FIGUEIREDO KULLER
DATA : 05/07/2019
LOCAL: sala 24,Térreo,Bl.Delta,Campus SBC,Alam.da Universidade. s/n,B.Anchieta-S.Bernardo do Campo-SP

O protagonismo dos tribunais: uma genealogia das audiências de custódia

O protagonismo dos tribunais não constitui fenômeno recente. Entretanto, se no passado a notoriedade deste Poder encontrava-se circunscrita a episódios esporádicos que refletiam conservadorismo e tratamento discriminatório, contemporaneamente há correntes teóricas que enfocam um novo tipo de atuação, mais ajustado ao papel que o Estado adquire no século XX como promotor e garantidor dos direitos sociais (SANTOS et. Al. 1996). Tate e Tobjorn (1995) afirmam que vivemos uma era de expansão global do Poder Judiciário. Nesse sentido, propomos, reconstituir uma genealogia das audiências de custódia, e a partir dela refletir sobre o papel do Poder Judiciário na produção e reprodução do estado de coisas inconstitucional que se observa no sistema de justiça criminal no Brasil. O que a genealogia das audiências de custódia – uma política garantidora de direitos -  tem a nos dizer sobre a manutenção da histórica violação de direitos e violência institucional no país?

Presidente - Interno ao Programa - 1891496 - CAMILA CALDEIRA NUNES DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Maria Gorete Marques de Jesus - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 665.953.478-49 - MARILDA APARECIDA DE MENEZES - NENHUMA