PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: GABRIELE BLEY

DISCENTE : GABRIELE BLEY
DATA : 28/02/2024
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

O PLANO DE RESPOSTA A REFUGIADOS E MIGRANTES VENEZUELANOS NO BRASIL 2019-2022: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEGURANÇA HUMANA

A partir de 2015, o fluxo migratório da Venezuela iniciou-se dado o contexto do agravamento da crise política, econômica e social do país. Com o alto número de migrantes e pessoas refugiadas que entraram no Brasil, diversas ações foram efetuadas pelas agências da ONU, Governo Federal e sociedade civil. Portanto, esta pesquisa analisa quais são as ameaças identificadas, à luz da segurança humana, aos migrantes e pessoas refugiadas venezuelanas no Brasil que receberam uma ação direcionada por meio do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes entre os anos de 2019 e 2022. Ao realizar essa análise, tem-se como problema de pesquisa a questão: de que modo a implementação do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes se articula com a segurança humana na questão da migração venezuelana no Brasil? A hipótese é de que ambos estão relacionados de modo que a partir do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes pode-se verificar quais são as ameaças mais urgentes aos migrantes, na perspectiva da segurança humana e, com isso, ter respostas mais direcionadas para essas ameaças, com a finalidade de proporcionar uma maior segurança à eles. Dessa forma, o objetivo principal é analisar os setores implementados no Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes para o Brasil a partir da perspectiva da segurança humana. A relevância está na contribuição da construção científica subjacente, ao verificar o que foi mobilizado para os migrantes e quais as ameaças que foram identificadas para uma resposta. A metodologia utilizada é a análise documental do Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes e bibliográfica da teoria da segurança humana.

Presidente - Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1991185 - JULIA BERTINO MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1688193 - ARTUR ZIMERMAN
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA