PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA HANAE GABRIEL HOMMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA HANAE GABRIEL HOMMA
DATA : 12/12/2023
LOCAL: remota

DISPUTAS POLÍTICAS NA UNIVERSIDADE: as comissões da verdade das universidades estaduais de São Paulo

Resumo: Sendo a universidade um espaço privilegiado de ensino, reflexão, desenvolvimento científico e de saberes humanísticos, são também constantes as disputas em torno de demandas, políticas e significados em seu interior. A memória do período do regime militar, bastante recente no Brasil, tem sua memória em constante disputa (desde aqueles que sofreram com as violações aos direitos humanos do período, até os defensores do regime), não sendo diferente na instituição universitária. Este trabalho busca compreender como se dão as disputas políticas na universidade brasileira, tendo como recorte pela memória da ditadura. A memória é um discurso vivo do presente em relação ao passado, e as disputas por esta são bastante debatidas na academia e na sociedade. No entanto, a instituição universitária é bastante construída como um espaço isento, e os conflitos em torno da memória são pouco evidentes. Durante o regime militar, o sistema de informações se fazia presente nas instituições universitárias do país e mantinha o corpo docente, discente e de servidores sob vigilância, e com o fim do funcionamento destas instituições diversos documentos se mantêm em sigilo, ou foram destruídos. As Comissões da Verdade Universitárias têm recuperado os acontecimentos e a memória do período ditatorial no Brasil, através de investigação em acervos e entrevistas. Sua instituição e funcionamento também é perpassada por conflitos políticos, que vão desde dificuldades de manutenção à não aceitação de recomendações pela comunidade universitária. Pretende-se, assim, compreender como se dão tais disputas por memória no ambiente universitário brasileiro no período de 2012 a 2021, através de análise documental dos relatórios das Comissões da Verdade Universitárias das três instituições estaduais paulistas: USP, Unicamp e Unesp, além de relatórios de outras Comissões, de atas de reuniões, reportagens e outros documentos relevantes.

Presidente - Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON TELES - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA