PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: MARLOS DICK HERMES

DISCENTE : MARLOS DICK HERMES
DATA : 05/12/2023
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

“Crise da masculinidade” e discursos masculinistas na internet através da análise de um podcast “red pill”: do reacionarismo mítico à sujeição neoliberal

A metáfora da "red pill" tem sido utilizada por alguns grupos de homens, especialmente em espaços virtuais. A partir do pensamento de Rollo Tomassi, best seller estadunidense esses grupos estruturam uma matriz de pensamento fundamentada na naturalização da misoginia, na racionalização das relações afetivo-sexuais e na ideia de que a sociedade seria, na contemporaneidade, uma espécie de ditadura que favorece as mulheres jurídica, sexual e econômicamente, inscrevendo seu pensamento em uma ideia de "crise da masculinidade". Partindo dessa noção de "crise" como chave, investiga-se essa forma de masculinismo, sua posição em uma inserção mais ampla na ordem dos masculinismos desde a modernidade, bem como a relação desses com outras "crises" pelas quais já passara a masculinidade antes da atual. A partir de uma seleção de 81 vídeos de um conjunto mais amplo publicados por um podcast "red pill" ao longo do ano de 2022 (1.588 vídeos), constituiu-se um corpus de análise para reconstituir uma cosmovisão mais ampla, buscando entender, a partir dos enunciados, aquela matriz de pensamento, com auxílio de algumas ferramentas da análise de discurso. A hipótese inicial que orientou o trabalho era a de que esses discursos apresentassem o predomínio de um reacionarismo sobre os papeis de gênero. No entanto, com o decorrer da análise, percebeu-se que os mesmos representam não apenas essa faceta – mobilizada a partir de uma suposta crise da masculinidade -, mas também uma captura desses sujeitos pelo discurso neoliberal.

Presidente - Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA GOURETTI UNBEHAUM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3065770 - BRUNA MENDES DE VASCONCELLOS