PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FERNANDA DEGAN BOCAFOLI

DISCENTE : MARIA FERNANDA DEGAN BOCAFOLI
DATA : 08/12/2023
LOCAL: remota

O dispositivo Antroposofia: o caso da pedagogia Waldorf no Brasil

Por meio de uma abordagem foucaultiana genealógica, esta pesquisa aborda a pedagogia Waldorf, uma das vertentes da Antroposofia, “ciência espiritual” criada por Rudolf Steiner no final do século XIX. Havendo chegado ao Brasil no ano de 1956 pelas mãos de um casal de alemães emigrados para São Paulo - Melanie e Hans Schmidt - a pedagogia Waldorf vem descrevendo uma trajetória de enorme crescimento em número de escolas e de alunos no país. Com efeito, tendo iniciado a primeira escola Waldorf do Brasil, a Escola Higienópolis, com menos de cinquenta alunos, no ano de 2019, este número já passava de dezessete mil, distribuídos em quase trezentas escolas. Neste sentido, entendendo que o campo das relações sociais - inclusive aquele em que se dão as relações da educação escolar, entre professores e alunos e entre responsáveis e instituições educadoras´, por exemplo - está permeado por relações desiguais de poder e por técnicas  que refletem as dinâmicas de poder saber, este trabalho de pesquisa documental e bibliográfica objetiva responder a pergunta: quais tecnologias discursivas podem explicar o vigoroso crescimento da pedagogia Waldorf no Brasil nas últimas seis décadas?

Presidente - Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI