PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA APARECIDA RODRIGUES

DISCENTE : ELISANGELA APARECIDA RODRIGUES
DATA : 27/11/2023
LOCAL: on line

POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO - PUC E MACKENZIE

A pesquisa analisará as ações afirmativas de universidades comunitárias, o impacto dessas ações sobre a vivência de jovens negros, bem como o acesso e a permanência desses jovens dentro e fora dos campus. Para tanto, será analisado um variado repertório de documentos oficiais de duas universidades comunitárias da capital de São Paulo: PUC e Mackenzie. A partir da análise e da organização dos dados, algumas categorias serão comparadas, dentre elas: ingresso, auxílios, pós-ingresso e programas pedagógicos de permanência. Como resultado, espera-se compreender a natureza dos tratamentos adequados das ações afirmativas, uma vez que elas são pontos-chave para que estudantes negros consigam concluir com sucesso o curso e seus objetivos, principalmente no que tange à permanência durante a vida acadêmica.

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768114 - MARIA LIVIA DE TOMMASI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MYRT THÂNIA DE SOUZA CRUZ - PUC - SP
Presidente - Externo ao Programa - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES