PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: KENNEDY MACIEL DA SILVA

DISCENTE : KENNEDY MACIEL DA SILVA
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

A RODA, O RITMO E O RITO:

o sentido do corpo e o poder do canto na roda de

capoeira da Praça da República/SP

O tema central desta pesquisa está voltado para a Roda de Capoeira da Praça da República em São Paulo e suas relações de poder por meio da ocupação do território através da presença do corpo e a realização do canto. O problema sugere acontecimentos sociais que possam influir em alterações da expressividade oral e da corporeidade diante da ocupação do espaço público pela capoeira na sociedade (estruturalmente racista). A pergunta de pesquisa é: pode a capoeira ser depositária de memórias que indiquem alterações da oralidade e da corporeidade como indicativo de resistência a(s) violência(s)? O objetivo central é compreender o sentido da presença da roda de capoeira localizada na Praça da República/SP. O método de pesquisa consiste em uma revisão de Estado da Arte sobre capoeira, assim como o uso das práticas em História Oral por intermédio de questionário estruturado.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1186612 - ACACIO SIDINEI ALMEIDA SANTOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA ANGÉLICA SOUZA RIBEIRO - PUC - SP