PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: ANDERSON DA CUNHA DO PATROCÍNIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON DA CUNHA DO PATROCÍNIO
DATA : 29/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS IDEOLÓGICOS NOS VIDEOGAMES


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Os videogames, que operam por meio da participação do jogador em fluxos de interação e narrativa, têm se tornado uma modalidade de entretenimento cada vez mais adotada. Seu público tem se diversificado nas últimas décadas, sendo este um dos fatores que influenciaram no aprimoramento tecnológico e na sofisticação de seus recursos estéticos, sendo tido por muitos como uma ferramenta de criatividade com um valor agregado que se assemelha a outras modalidades da expressividade humana, assim como também vem despertando, cada vez mais, a atenção de segmentos diversos de acadêmicos dos mais variados campos do saber, dando origem ao se convencionou chamar de game studies. Sendo o objeto desta pesquisa a relação das pessoas com os elementos ideológicos presentes nos videogames, este trabalho pretende se debruçar sobre a contemporaneidade dos jogos a partir da constituição e do amadurecimento da cultura desta comunidade, que vem sendo observada com afinco por pesquisadores já há algumas décadas. Com o objetivo de compreender as orientações ideológicas presentes nos videogames a partir da percepção de seu público, este estudo apresenta um questionário elaborado com a finalidade de demonstrar com segurança metodológica como ocorrem essas orientações, confrontando as respostas da metodologia adotada com o aporte teórico apresentado durante o desenvolvimento da pesquisa, considerando dados de natureza sociocultural e variáveis acerca de jogos e hábitos de consumos relacionados. A pertinência deste estudo encontra forte abrigo na presença massiva dos videogames e de seus elementos na cultura contemporânea, sendo desejável que o tema seja repensado para além de aspectos mais imediatos, como por exemplo, a gamificação na educação ou o apelo comercial do termo gamer, elevando este objeto de estudo para instâncias mais amplas da compreensão acerca das relações sociais que o cercam. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS MESSIAS SANTOS FRANCO - UFMA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JEFERSON ANTUNES - URCA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSEMARY SEGURADO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 11:59
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