PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ENIO TANIGUTI

DISCENTE : ENIO TANIGUTI
DATA : 10/11/2023
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

Obstáculos e desafios ao envelhecimento digno: ausências e motivações para falta de Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) de caráter público.

O presente trabalho é voltado a analisar as dificuldades do acesso às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) principalmente as de caráter público. As ILPis públicas, apesar cada vez mais demandadas em razão do envelhecimento no país e das desigualdades sociais,  praticamente não figuram como alternativa de cuidados de longo prazo principalmente para os idosos de maior vulnerabilidade  socioeconômica. E a pandemia veio para aprofundar e desvelar ainda mais essa desigualdade.

Presidente - Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2419487 - ROBERTA GUIMARAES PERES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Beltrina da Purificação da Côrte Pereira - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA