PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: ELIANE FREITAS

DISCENTE : ELIANE FREITAS
DATA : 29/11/2023
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

IMPACTOS DA GESTÃO NEOLIBERAL NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: a captura da subjetividade e o sofrimento psíquico presentes entre bancários

Partindo do tema do sofrimento psíquico do trabalhador bancário, esta pesquisa tem como objetivo identificar a origem e a natureza de tais sentimentos, tendo como eixo central a influência da ideologia neoliberal tanto no modelo de organização do trabalho quanto na subjetividade dos trabalhadores. Trata-se de estudo de caso de trabalhadores formais, de elevado nível educacional, empregados em uma diretoria estratégica de um banco brasileiro de economia mista. Os referenciais teóricos adotados de autores como Dardot e Laval, Antunes, Linhart, Gaulejac e Pages et al permitem compreender o neoliberalismo e as práticas de gestão do trabalho delineadas sob este modelo. Já os depoimentos provenientes das 12 entrevistas realizadas possibilitam reconhecer sentimentos como cansaço, insegurança e frustração, num ambiente em que a organização da produção guarda características tayloritas, em meio a um modelo de gestão de mão de obra orientada pela subjetividade e por técnicas toyloristas. Características do paradigma neoliberal e de seus modos de organização do trabalho são analisados e identificados na diretoria estudada e na subjetividade de seus empregados, a fim de relacioná-las ao sofrimento por eles vivido.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATA PAPARELLI - PUC - SP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MICHELANGELO MARQUES TORRES - IFET RJ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO