PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: ELIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 16/10/2023
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

O REUNI e a Difusão do Discurso de Uma Nova Ideia de Universidade

Este estudo analisa o processo de difusão do discurso de uma nova ideia de universidade no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, procurando demonstrar a tese de que a legitimação ou não do discurso pode ser considerado um dos fatores determinantes em processos de difusão de políticas educacionais. O texto estrutura-se de forma a contemplar três eixos investigativos: a emergência, a constituição e a difusão de tal discurso, a partir de um exercício interdisciplinar entre constructos teóricos e metodológicos da Difusão de Políticas Públicas e da Análise de Discurso. Os resultados revelam que no âmbito do REUNI predominou como forma de transferência a cópia adaptada, manifestada por processos muito distintos a depender do momento e do contexto da política. No REUNI-MEC houve a legitimação do discurso, em um movimento de transferência bottom-up, tendo como principais mecanismos impulsionadores a circulação de atores e de ideias. No REUNI-Universidade houve uma legitimação seletiva do discurso, de forma a conciliar a complexidade dos interesses e disputas internas, em um movimento de transferência top-down, tendo como principais mecanismos a coerção e a competição entre as universidades. O REUNI não foi capaz de mobilizar as universidades no sentido de uma profunda transformação enquanto rede, mas promoveu avanços significativos em diversos aspectos da educação superior brasileira.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1044101 - LUIZ RENATO MARTINS DA ROCHA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2855140 - ALLAN MOREIRA XAVIER