PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: BÁRBARA DE OLIVEIRA LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BÁRBARA DE OLIVEIRA LOPES
DATA : 06/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

A universidade flexível: a proposta “de excelência” da Universidade Federal do ABC


PÁGINAS: 165
RESUMO:

Com uma história caracterizada pelo elitismo, pelo credencialismo e pelo autoritarismo, o ensino superior brasileiro passou, nas últimas décadas, por intensas mudanças com a ampliação do acesso e a introdução de políticas de inclusão para segmentos anteriormente excluídos sem, no entanto, reverter a transformação pela qual passavam as instituições públicas sob os imperativos da produtividade, eficiência e flexibilização. Juntamente à ideia de “investimento” em educação como chave para o desenvolvimento econômico, esse movimento ganhou forma com a difusão da teoria do capital humano, formulada por economistas da Escola de Chicago, e impulso por meio da atuação de organismos internacionais, como Unesco e Banco Mundial. O conceito de “engajamento econômico da juventude” é um recente desdobramento da teoria do capital humano, preconizando como condição ideal para os jovens a conciliação entre estudos e inserção profissional. É nesse quadro que analisamos a proposta de “inovação” da Universidade Federal do ABC (UFABC), que combina políticas de inclusão e um modelo pedagógico baseado na “excelência”, flexibilidade e competitividade, buscando aproximar a educação do mercado de trabalho reconfigurado pela reestruturação produtiva. Esse modelo cria entraves para a vivência dos alunos, levando a um número elevado de reprovações e prazos alongados para a conclusão dos cursos, que afetam principalmente os estudantes trabalhadores, maioria na universidade. A pesquisa se valeu da análise de documentos do Banco Mundial e da UFABC, de dados estatísticos sobre o ensino superior e do Perfil Discente da Graduação da UFABC, em diálogo com a literatura crítica. A partir do estudo de caso da UFABC, a dissertação visa contribuir com a compreensão da difusão do receituário neoliberal no âmbito das políticas de ensino superior.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1768114 - MARIA LIVIA DE TOMMASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - HUSTANA MARIA VARGAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - HENRIQUE PARRA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 27/09/2023 11:38
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