PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: MARIELLA BATARRA MIAN ZOTELLI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIELLA BATARRA MIAN ZOTELLI
DATA : 03/10/2023
LOCAL: Sala 212 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

O CIBER-FASCISMO NO BRASIL DE BOLSONARO: A comunicação reacionária propulsionada pelos aparatos privados da cibercultura e operada pelo governo de extrema-direita brasileiro.

O início do século XXI foi marcado pela mudança de paradigma nos meios de comunicação e interação nas sociedades contemporâneas. A chegada e o acesso amplo à internet, com sua arquitetura horizontalizada, na primeira década dos anos 2000, fez emergir uma série de movimentos sociais que pareciam convergir para construção de coletividades pautadas em ideias de justiça social, de democracia e do comum. Mas, o capitalismo, operado na chave implacável do neoliberalismo, se colocou à postos para reagir a essa onda das, até então, denominadas redes de indignação e esperança. A estrutura fechada e controlada das principais redes sociais on-line comandadas pelo oligopólio do Vale do Silício, atrelada à crise econômica mundial de 2008, fez eclodir, em diversos países, uma dinâmica política operada por atores e partidos alinhados ao espectro político da extrema-direita e reascender um fenômeno permeado por práticas perversas e suicidas que parecia estar enterrado num passado não tão distante: o fascismo. Desde 2010, uma onda reacionária, conduzida por representantes políticos de extrema-direita, tem se apropriado da ambivalência das redes, das contradições do sistema capitalista e das fragilidades da própria democracia liberal para trazer, de modo naturalizado, as facetas do fascismo novamente ao centro da sociedade. As eleições que levaram Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, em 2016, formalizaram o fascismo à frente do país mais rico do mundo e, indubitavelmente, escancararam as portas para ascensão do que, neste trabalho, é denominado como ciber-fascismo. Trata-se de reconhecer a fascistização das sociedades contemporâneas, no tempo histórico atual, que é operado, comunicacionalmente, na chave da cibercultura. Além de Trump, outros líderes de extrema-direita, representantes formais do fascismo, também ganharam relevância no cenário político mundial. No Brasil, Jair Bolsonaro sagrou-se presidente do país em 2018 e, a partir de então, tem comandado a crescente formalização do ciber-fascismo brasileiro. Esta tese apresenta, principalmente no âmbito da comunicação na era digital e a partir do diálogo entre os referenciais teóricos que abordam as nuances do fascismo clássico do século XX e o fascismo enquanto fenômeno que transcendeu seu tempo histórico, o funcionamento deste modus operandi político-social nos tempos atuais, trançando um paralelo entre sua relação com o neoliberalismo e apresentando elementos da comunicação reacionária, operada oficialmente pelo governo brasileiro comandado por Jair Bolsonaro.

Presidente - Interno ao Programa - 1369256 - SERGIO AMADEU DA SILVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2189396 - MARIA CARAMEZ CARLOTTO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1765448 - ANASTASIA GUIDI ITOKAZU