PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE CRISTINA DE CARVALHO MENDOZA MEZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE CRISTINA DE CARVALHO MENDOZA MEZA
DATA : 14/09/2023
LOCAL: "por participação remota"

TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE MULHERES DO GRANDE ABC PAULISTA

Nossa proposta na tese é de registrar e compreender a trajetória de mulheres da região do Grande ABC, estado de São Paulo, que tiveram participação em movimentos sociais e suas articulações tanto no âmbito público; quanto no âmbito privado, desde o período do final da ditadura até os dias atuais. Para o texto de qualificação foram escolhidas as memórias de três mulheres que moravam na região no período ditatorial brasileiro, em que analisamos como narram sobre suas experiências de socialização e engajamento sindical e político. Suas memórias, que são construídas e reconstruídas através da transmissão na rede familiar e de amizade, no espaço e tempo de os contextos das entrevistas virem à tona (Pollack, 1989). Nas suas narrativas foram tecidas memórias sobre experiência na Igreja, no convívio com outras mulheres, família e trabalho. A ideia de desenvolver um estudo aprofundado sobre as trajetórias e memórias surgiu durante a pesquisa de pesquisa de mestrado da autora em que, através de entrevistas com as mulheres da região, descobrimos articulação e influência dessas mulheres nos movimentos sociais. As atuações e experiências dessas mulheres por muito tempo ficaram submersas e até esquecidas, de uma certa forma, mas não se perderam. Nesse texto deslocamos o olhar dos movimentos sociais surgidos na época para as memórias das mulheres que compuseram movimentos sociais. Ressaltamos que o período escolhido para estudo ainda estava sob o governo ditatorial e além das lutas por direitos, também eram relevantes os movimentos contra a ditadura, a favor da redemocratização. Buscamos conhecer a trajetória de cada uma, tanto na vida pessoal, quanto na vida pública e analisar como elas conseguiram conciliar e significar as suas participações e experiências.

Presidente - Interno ao Programa - 665.953.478-49 - MARILDA APARECIDA DE MENEZES - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1697519 - CINTIA LIMA CRESCÊNCIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DEISE APARECIDA RECOARO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVÊDO