PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: MAYARA AMARAL DOS SANTOS

DISCENTE : MAYARA AMARAL DOS SANTOS
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Sala 307 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

O JONGO NO QUILOMBO SAMBAQUI: CORPO, MEMÓRIA E TERRITÓRIO NA BRASILÂNDIA

O Quilombo Sambaqui está situado na região norte de São Paulo, no Jardim Guarani, distrito da Brasilândia. O grupo, fundado e liderado por Rosângela Macedo, é composto por  mulheres que estudam e promovem o Jongo.  Reflito nesta dissertação como o jongo pode ser uma estratégia de resistência, tendo em vista que através do jongo podemos articular muitos dados sobre a memória do povo negro brasileiro, suas formas de atuação política, cultural e religiosa. A partir do Quilombo Sambaqui, relato a atuação das culturas populares nas periferias de São Paulo, traçando um paralelo de resistências e memórias coletivas que constituem o universo de categorias de pensamento do Quilombo. Através das relações locais busco compreender quem sou, e a nossa história. Analiso também possibilidades de cura do sofrimento, através de espaços de elaboração de pensamento para mulheres negras e periféricas, como espaço Quilombo Sambaqui.

Presidente - Interno ao Programa - 665.953.478-49 - MARILDA APARECIDA DE MENEZES - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 248.686.768-65 - ELIANE ALVES DA SILVA - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - Teresa Pires do Rio Caldeira
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA