PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: VIVIANE DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE : VIVIANE DOS SANTOS PEREIRA
DATA : 05/06/2023
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

INTERSECÇÕES ENTRE AS MATERNIDADES E VIVÊNCIAS DAS SEXUALIDADES: mulheres que são mães e estão solteiras

Esta pesquisa objetiva discorrer sobre o exercício da sexualidade de mulheres, sem fins reprodutivos, ou seja, relações sexuais recreativas, especificamente das que são mães e estão solteiras. A hipótese é que existem reproduções de violência, preconceito e estereótipos, além de tabus que dificultam a plena vivência das sexualidades por parte das mulheres que são mães. A proposta procura entender a construção da maternidade, principalmente no Ocidente e no Brasil, considerando o sentimento de culpa e sobrecarga física e emocional, advinda do trabalho reprodutivo. Como percurso metodológico, a proposta é utilizar aportes teóricos das Ciências Sociais, Psicologia e estudiosas que escrevem sobre história das mulheres, maternidades e reprodução. Sempre que possível, privilegiou-se obras escritas por mulheres, com atenção a invisibilização recorrente do trabalho científico desenvolvido por  pesquisadoras, bem como contribuir para o rompimento da história contada por meio da narrativa hegemônica masculina. Em decorrência do tema e dos sujeitas envolvidas, a escolha por uma epistemologia feminista será valorizada como forma de ampliar e aprofundar a compreensão do entrecruzamento entre maternidades e sexualidades. Para qualificar o trabalho, surgiu o interesse em levantar informações e, através de respostas a questionário, buscar informações sobre como as mulheres que são mães e não tem um parceiro fixo, procure vivenciar suas sexualidades, bem como quais dificuldades essas encontram. Por essa razão, optou-se pelo instrumento já popularizado de criação de formulário Google forms, tornando possível uma exploração mais ampla e difusa, coletando dados de mulheres de diversas localidades, inclusive de outros estados do país. O foco principal se circunscreveu a mulheres dentro da faixa etária de 18 a 61 anos, que são mães de crianças de até 12 anos e que se consideram solteiras. O instrumento envolveu 36 questões, parte das quais se ocupavam em aspectos descritivos, tais como: identidade de gênero, idade, raça, escolaridade, religião, número de filhos/filhos e idade da criança mais nova. Uma segunda parte do formulário teve como foco temas que incluíam como e onde essas mulheres buscavam por parceiros, com quem permitiam a(s) criança(s) para irem aos encontros, entre outras. Foram obtidas 82 orientações válidas, desconsiderando as respostas invalidadas por motivos de preenchimento ou filtro.  Os resultados apontam para questões perpassadas por estereótipos sociais. Pretende-se contribuir com o processo de desnaturalização de ideais contemporâneos relacionados a uma maternidade única e padrão e evidenciar desejos das mulheres, para além da maternidade. Com o entendimento de que não há uma maternidade e sim experiências maternas e que o cuidado pode ser exercido por pessoas, independente de sexo e/ou gênero.

Presidente - Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - QUÉLI FLACH ANSCHAU - UFSC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA