PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: CAROLINA IARA RAMOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : CAROLINA IARA RAMOS DE OLIVEIRA
DATA : 02/06/2023
LOCAL: sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

NEGRAS E POSITHIVAS QUEREM EMPREGO: A EXPERIÊNCIA DE JOVENS NEGRAS E NEGRES VIVENDO COM HIV NO MERCADO DE TRABALHO

A pesquisa busca apurar como a raça, o gênero e a classe social são marcadores sociais para compreender o acesso ao mercado de trabalho da população negra que vive com HIV/Aids, na perspectiva das próprias pessoas e, em consequência, como os aspectos sociais e trabalhistas influenciam em seus modos de vida e tratamento. O objetivo geral da pesquisa é analisar a inserção no mercado de trabalho de jovens negras e negros que vivem com HIV/aids entre 18 e 29 anos que moram na cidade de São Paulo, considerando seus relatos, percepções e trajetórias de vida no trabalho. A conclusão é de que a percepção desses jovens quanto à empregabilidade e os marcadores sociais da diferença acontece segundo suas experiências, ou seja, os jovens dos segmentos LGBTQIA+ e mulher tendem a privilegiar em suas narrativas a opressão de gênero, sexualidade e estigma da aids, enquanto o jovem negro e heterossexual tende a perceber com mais nitidez a discriminação racial, embora todos os participantes percebam com nuances diferenciadas que as opressões de raça e gênero junto a exploração econômica da classe social operam em suas vidas de forma conjunta. Essa percepção derruba minha tese de projeto de pesquisa, que era a de que a percepção dos jovens negros seria hierárquica e simultânea. Pensar a epidemia de HIV/aids somente pelo prisma biológico pode negligenciar os reais processos influenciadores de adoecimento e qualidade de vida, de acesso ou exclusão ao trabalho e a direitos. No que tange à metodologia, a pesquisa será qualitativa, utilizando-se do arcabouço teórico e metodológico do materialismo dialético histórico e da pesquisa interseccional para a realização de entrevista em profundidade com quatro (4) jovens negras e negros que vivem com HIV/aids, residentes na cidade de São Paulo.

Presidente - Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2222046 - ALESSANDRA TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIEGO MADI DIAS - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LETÍCIA CAROLINA PEREIRA DO NASCIMENTO - UFPI