Migrantes Forçados Qualificados no Brasil: causas e consequências para a baixa
efetividade da revalidação de diplomas estrangeiros
Esta dissertação tem por objetivo compreender as causas da migração forçada, para o
Brasil, de pessoas com alto nível educacional, bem como os motivos e consequências da
baixa efetividade do processo de revalidação de diplomas estrangeiros. Utilizamos
como metodologia a análise bibliográfica e a análise documental, além de entrevistas
semiestruturadas com migrantes forçados e refugiados. Observamos que pessoas com
maior nível educacional possuem maior capital social, cultural e financeiro, o que
auxilia no processo migratório, especialmente quando há alto grau de coerção para
mover-se. No contexto de restrição de entrada nos países do Norte, além de situações de
violação de direitos humanos, desastres ambientais e pobreza extrema em países
próximos, o Brasil tornou-se uma opção de destino para esse grupo. Em relação ao
processo de revalidação, verificamos que a falta de uniformidade e de publicidade nos
procedimentos, assim como a exigência de documentos em oposição à realização de
exames, acarretam a sua baixa efetividade. Como consequência, migrantes forçados
qualificados encontram-se subaproveitados profissionalmente, o que prejudica a sua
integração local.