PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: PEDRO MENDONÇA CASTELO BRANCO

DISCENTE : PEDRO MENDONÇA CASTELO BRANCO
DATA : 05/04/2023
LOCAL: Sala 206 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

UBERIZADOS, MAS ORGANIZADOS? Um estudo sobre o Breque dos Apps

Esta Dissertação de Mestrado se desenvolve na área da Sociologia do Trabalho, sobremaneira, no estudo das organizações dos trabalhadores uberizados; a pesquisa está sob o guarda-chuva da Linha de Pesquisa “Trabalho, Migrações e Políticas Sociais” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC/CNPQ)” também da UFABC. Tratamos aqui a uberização do trabalho, fenômeno típico do século XXI, como mais uma etapa no processo de reestruturação produtiva que dissolveu  mediações e acordos entre o capital e o trabalho que perduraram durante boa parte do século XX, conhecidas pelo lado da produção como fordismo e no campo dos Estados nacionais como os modelos de Estado de Bem-Estar Social. Neste sentido, a uberização do trabalho significa um processo de relações trabalhistas à margem do estofo protetivo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, mais ainda, à margem também da própria condição de trabalhadores assalariados, isso porque, essa condição é negada pelo léxico veiculado pelas empresas que se baseiam em valores neoliberais como os de parcerias e de empresas de si. Combinam-se, ainda, a esses elementos um aprofundamento brutal do controle desses trabalhadores a partir das tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s). Todavia, apesar desse cenário de individualização do trabalho e de controle milimétrico, os uberizados tem conseguido se organizar coletivamente para uma contra-ofensiva do trabalho em diversas partes do mundo e no Brasil. Diante disso, o objetivo primário desse trabalho é compreender a organização coletiva de uma das principais categorias do trabalho uberizado: os entregadores de aplicativo. Aqui focamos nos entregadores que organizam os Breques dos Apps na região metropolitana de São Paulo à luz dos conceitos  de experiência e de classe social em Thompson (1981, 1998, 2001). Para isso, a análise se centrou nos chamados nos entregadores chamados de “linha de frente”, isto é, aqueles  que atuam na organização dos Breques. Do ponto de vista metodológico, uilizou-se uma abordagem qualitativa com quatro entrevistas semiestruturadas e a observação direta das reuniões de preparação da mobilização nacional que ocorreu no dia 11 de setembro de 2021 e de dois locais de paralisação no dia do evento. Dessa maneira, esta dissertação pretendeu dar um passo na compreensão do fenômeno da uberização do trabalho pelo ótica das alternativas criadas pelos próprios trabalhadores. Como resultado, apontamos um processo, ainda que contraditório e inicial, de construção de uma agência coletiva, de uma noção de classe, a partir da experiências dos trabalhadores no próprio trabalho, da relação com outros membros da categoria e com os processos de mobilização. Esse conformação de um novo setor da classe trabalhadora como agente político, isto é, que se movimenta e se percebe como classe, busca responder  diretamente a demandas vinculadas a realidade do trabalho uberizado como: aumento na remuneração dos entregadores e regras que limitem o controle das plataformas sobre os trabalhadores.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRE SAMPAIO FERRAZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CLAUDIA MOREIRA CARDOSO - UFJF
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO