PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: LUCIANO ALEXANDRINO DOS SANTOS JUNIOR

DISCENTE : LUCIANO ALEXANDRINO DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 10/03/2023
LOCAL: UFABC campus SBC

PRINCIPAIS AVANÇOS E FALHAS NO PRIMEIRO ANO DA IMPLEMENTAÇÃO DO ACORDO DE PAZ DA COLÔMBIA

O conflito armado colombiano entre o Estado e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) durou mais de cinco décadas e acumulou alarmantes índices de mortes, deslocamento interno e violência. Em 2016 o país finalmente conquistou a consolidação de um acordo de paz com a guerrilha. O acordo abrangeu diversos temas estruturais e institucionais, tais como reforma rural, cessar fogo, incorporação política, monitoramento, reinserção social, dentre outros. O primeiro ano da implementação deste acordo, ocorreu em 2017 e foi o escopo deste estudo, pois, o primeiro ano do pós-conflito é o mais tenso e complexo por envolver um esforço ímpar de seus atores, mas com resquícios e cicatrizes de um conflito recente. Com isso, a pergunta que norteia este estudo é: quais são os principais avanços e desafios neste primeiro ano de implementação do acordo de paz colombiano? Para responde-la utilizou-se do método comparativo a fim de verificar os pós conflitos em outros acordos de paz ao redor do mundo, embasamento teórico sobre teorias de construção da paz e análise de fontes primárias com o estudo do primeiro relatório publicado pelo instituto Kroc da Universidade de Notre Dame. Identificou-se que o principal avanço foi a entrega de armas e o desafio mais significativo foram as falhas na proteção e reinserção social. Dessa forma, o presente estudo pretende oferecer um balanço teórico e prático sobre a implementação da paz na Colômbia. Apesar do conflito continuar com outras guerrilhas, o acordo de paz possuí a potencialidade de solucionar problemas estruturais, sociais e econômicos através de políticas públicas ao invés dos fuzis.

Presidente - Interno ao Programa - 1847300 - JOSE BLANES SALA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAMON BLANCO DE FREITAS - UNILA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO