PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE FREITAS

DISCENTE : ELIANE FREITAS
DATA : 07/12/2022
LOCAL: Sala S17 do Bloco Delta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

IMPACTOS DO MODELO DA GESTÃO NEOLIBERAL NOS TRABALHADORES: a conformação da subjetividade e o sofrimento psíquico presentes entre bancários

A presente pesquisa tem como tema o neoliberalismo e o sofrimento psíquico sofrido pelos trabalhadores. A partir do processo neoliberal de conformação da subjetividade dos indivíduos, de redução da atuação do Estado em favor da sociedade e da precarização das condições laborais, o objetivo principal deste estudo é investigar como ocorre esse processo e suas influências sobre o sofrimento psíquico – ainda que acompanhado de sentimentos de satisfação –, especialmente entre os trabalhadores bancários. A escolha do setor bancário deve-se à verificação, através de estudos anteriores, de que as instituições financeiras brasileiras contemporâneas constituem um segmento de destaque quanto à adoção dos valores neoliberais de gestão e quanto à presença do sofrimento psíquico entre seus trabalhadores, além de se tratar do setor de atuação profissional da pesquisadora, que vivencia ela própria tais situações, na diretoria de um banco público. Como metodologia, além da pesquisa bibliográfica sobre os assuntos envolvidos, serão realizadas pesquisas de documentos digitais da instituição financeira estudada, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e entrevistas com 9 trabalhadores da referida diretoria da instituição bancária.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MICHELANGELO MARQUES TORRES - UFRJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RENATA PAPARELLI - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO