PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ DE PAULA AZEVEDO

DISCENTE : BEATRIZ DE PAULA AZEVEDO
DATA : 10/11/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet

Classificação étnico-racial em discussões no Twitter: denúncias de supostas fraudes em ações afirmativas das universidades públicas brasileiras em 2020

Nesta pesquisa busco compreender os debates em torno das classificações étnico-raciais brasileiras por meio do twitter. A análise dos argumentos mobilizados foi realizada através dos tweets do perfil “reservanonymous” e da hashtag #FraudadoresDeCotas, entre maio e julho de 2020. Esse intervalo é marcado pela criação de diversas páginas nessa plataforma online, com o objetivo de denunciar supostas fraudes que estavam ocorrendo no sistema de cotas étnico-racias das universidades públicas brasileiras. Nesse sentido, muitos diálogos reproduziram discursos que remetem ao mito da democracia racial, à teoria da mestiçagem, ao preconceito de marca e de origem, bem como, às narrativas decorrentes de características fenotípicas essencializadas. À vista disso, procurei: (a) mapear as controvérsias no twitter sobre fraudes; (b) entender como as redes sociais têm sido usadas nas discussões sobre pertencimento racial no país; (c) analisar concepções nativas do conceito de “raça”; (d) identificar como a categoria “parda” e a branquitude são representadas nesses contextos. Para tanto, foram utilizados os seguintes métodos: análise de discurso; “perambulações” na hashtag e a revisão bibliográfica das literaturas das Ciências Sociais Brasileiras, dos Estudos Culturais e Pós-coloniais.

Presidente - Interno ao Programa - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1533353 - REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CAROLINA COSTA DOS ANJOS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI