PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE RIBEIRO SANTOS

DISCENTE : LILIANE RIBEIRO SANTOS
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Sala 210 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO DIGITAL E MEIO AMBIENTE:  análise do debate político promovido por representantes do CONSEMA-SP nas redes sociais de internet

O presente trabalho tem como tema a análise da democracia participativa promovida por membros de instituições participativas, através de suas redes sociais de internet. Para tal, será estudado o caso do Conselho Estadual de Meio Ambiente do estado de São Paulo (CONSEMA). Haja vista o cenário atual, no qual a sociedade se depara com os desafios de uma crise ambiental agravada pela condução de uma política ambiental controversa, a democracia participativa tem papel fundamental para transformação dessa realidade. Diante deste contexto, a pesquisa terá como objetivo avaliar o modo como os membros ambientalistas do Consema ampliam, em suas respectivas plataformas de redes sociais, o debate sobre as pautas desse colegiado. O estudo foi feito através do levantamento de informações na literatura, da análise das páginas e perfis do Facebook, Instagram e Twitter dessas entidades e por entrevistas a seus representantes. A análise final terá como base os resultados das investigações e o conhecimento teórico já publicado acerca de participação social e democracia digital, direcionadas para a política ambiental. Por fim, espera-se que os resultados indiquem que a democracia participativa é ampliada através das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICS, todavia é feito um uso limitado dessas ferramentas, atingindo apenas os primeiros graus de participação popular digital. Estudos científicos, como esse, são fundamentais para entender as atuais dinâmicas de interação sociopolítica, podendo assim nortear ações de fortalecimento da democracia brasileira.

Presidente - Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2197500 - MELISSA CRISTINA PEREIRA GRACIOSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TATHIANA SENNE CHICARINO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA