PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: JÉSSICA MOREIRA DE AMORIM MORAIS

DISCENTE : JÉSSICA MOREIRA DE AMORIM MORAIS
DATA : 10/08/2022
LOCAL: modo remoto (por videoconferência)

RESQUÍCIOS DO COLONIALISMO E NAÇÕES SEM ESTADO NO SÉCULO XXI: o caso do Saara ocidental

O território do Saara Ocidental foi colônia espanhola e deveria ter passado pelo processo de autodeterminação seguindo recomendações da Organização das Nações Unidas, porém esse processo nunca ocorreu. Pelo contrário, o território sofreu um novo processo de ocupação estrangeira, resultando no conflito que existe há mais quarenta anos, entre o Marrocos – potência ocupante – e a Frente Polisário – movimento de libertação saaraui. Trata-se de um tema que justifica ser analisado na área de Relações Internacionais e tem recebido pouca atenção na academia brasileira. O presente trabalho tem como objetivo compreender como os resquícios do colonialismo se relacionam com a existência de nações sem Estados no século XXI, estudamos a questão do Saara Ocidental a partir da seguinte questão: Como os atores internacionais estatais influenciam a não-resolução do conflito do Saara Ocidental e dificultam, assim, a criação do estado-nação? Seguindo as perspectivas pós-colonialista e decolonial de que o fim do período colonial não significa a sua superação. Portanto, mesmo após o fim do período colonial as potências imperiais ainda seriam impelidas por ideais colonialistas, presentes em discursos, práticas e relações políticas. A partir disso, temos a hipótese de que os atores internacionais estatais mantêm um sistema de dominação sobre o território do Saara Ocidental e o povo saaraui, em prol de seus interesses geoestratégicos e/ou econômicos, assim como faziam as metrópoles com as suas antigas colônias. Para responder o problema desta pesquisa, estudamos os resquícios do colonialismo fazendo uma revisão histórica crítica sobre a colonização e a descolonização do continente africano, tendo como foco a região do Magreb, onde se localiza o Saara Ocidental. Analisamos o conflito do Saara Ocidental a partir das contribuições pós-colonialistas de Said (2007), Spivak (2010) e Bhabha (1998) e decolonialistas de Quijano (2005).  Os resultados dessa pesquisa mostram como o caso do Saara Ocidental continua irresoluto devido à manutenção de estruturas de poder colonial.

Presidente - Interno ao Programa - 1991185 - JULIA BERTINO MOREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FABIANO LOURENÇO DE MENEZES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1372715 - ADRIANA CAPUANO DE OLIVEIRA