PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: RENATA GOMES TOLENTINO DIAS LOPES

DISCENTE : RENATA GOMES TOLENTINO DIAS LOPES
DATA : 17/05/2022
LOCAL: conferenciaweb

“Senhor, isso é poesia? Então nóis gosta”: o sentido da literatura marginal-periférica na escola

O presente trabalho observa a inserção da literatura marginal-periférica na formação de leitores na escola pública, especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental (antigo Ensino Fundamental II) da rede municipal de São Paulo. Busca-se compreender como essa literatura tem chegado a esse espaço de formação de leitores e a importância de sua presença nesse contexto. A pesquisa parte do estudo do histórico da literatura marginal-periférica para compreender do que se trata o movimento e suas especificidades. Em seguida, é feito um levantamento de como essa literatura está inserida na escola, considerada uma das principais agências de letramento na sociedade. Para tanto, são apresentados relatos de experiências, além de entrevistas semiestruturadas, um questionário com professores e análises de orientações curriculares e material didático da rede municipal, ou seja, dados que explicitam as formas pelas quais a literatura marginal-periférica tem feito parte do conteúdo escolar. Para compreender a relevância da presença dessa literatura na escola, aciona-se o quadro teórico dos Novos Estudos do Letramento, cujos referenciais não consideram apenas as dimensões pedagógicas e literárias, mas também a dimensão social dos letramentos. Observa-se, assim, questões de poder envolvidas na inserção da literatura marginal-periférica no rol dos conteúdos curriculares, enquanto fenômeno não apenas educacional ou literário, mas também social. Na escola, por muito tempo predominou uma abordagem do letramento pautado na cultura hegemônica; espera-se que este estudo possa contribuir para a ampliação dessa abordagem, considerando o contexto envolvido nas práticas de letramentos e legitimando aquelas não canônicas.

Presidente - Interno ao Programa - 1768114 - MARIA LIVIA DE TOMMASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLAUDIA LEMOS VOVIO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2318885 - ARLENE MARTINEZ RICOLDI