PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: LUARA SPINOLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUARA SPINOLA
DATA : 26/11/2021
HORA: 09:30
LOCAL: EMARANHADO INVISÍVEL DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SAÚDE DO TRABALHADOR: HISTÓRIA ORAL DE EXECUTIVOS EM SÃO PAULO (1988-2018)
TÍTULO:

EMARANHADO INVISÍVEL DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SAÚDE DO TRABALHADOR: HISTÓRIA ORAL DE EXECUTIVOS EM SÃO PAULO (1988-2018)


PÁGINAS: 257
RESUMO:

O estudo propõe um quadro de interpretação do campo de prestação de serviços contratado pelos empregadores, voltado para a gestão da saúde do trabalhador formal, para além da saúde assistencial. Com ênfase na saúde ocupacional, a tese considera um panorama de transformações e inflexões do mercado. A metodologia utilizada esteve pautada na história oral temática híbrida. A composição dos narradores centrais ocorreu de forma intencional, posto que selecionou 13 executivos que participaram da constituição do campo no Brasil, no papel de prestadores de serviços contratados. E, para apresentar um olhar compreensivo da complexidade de toda a cadeia envolvida, foram entrevistados também 18 executivos no papel de empregadores de grandes empresas instaladas no estado de São Paulo, com atuação nacional, que resultaram em quatro narrativas coletivas retratando o lado do contratante. Após intensa imersão nas narrativas, foram construídos eixos orientadores que guiaram o levantamento de informações, identificando a trajetória histórica. Os resultados indicam que, se por um lado a prática fiscalizatória potencialmente ascende a partir de 1988 e dá maior visibilidade à conformação do segmento fiscalizado, por outro, confere extraordinária legitimidade institucional à atividade comercial e financeira que, não limitada em sua expansão, subverte a lógica organizativa e os princípios constitucionais sobre os quais foi concebido o Sistema Único de Saúde (SUS), o que abre uma série de possibilidades para formação de um mercado invisível. A partir da identificação de seus agentes e delimitação dos papéis e poderes envolvidos, estes passam a coexistir e competir seguindo as retóricas de racionalização e modernização, sobrevivendo às brechas e às custas da regulamentação e da saúde. E, com a acumulação privada de capital que se dá a partir da entrada na década de 2000 pelos grupos econômicos, se fortalecem, funcionando como elementos amplificadores e legitimadores da lógica de segmentação da demanda e da oferta por produtos e serviços, segundo a necessidade dos empregadores.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 665.953.478-49 - MARILDA APARECIDA DE MENEZES - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2188756 - GISELLE RAMIREZ CANEDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2226636 - MARIA LUIZA LEVI PAHIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANNA BEATRIZ DE SÁ ALMEIDA - FIOCRUZ - RJ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ADEMAR ARTHUR CHIORO DOS REIS - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - RITA DE CASSIA MARQUES - UFMG
Notícia cadastrada em: 29/10/2021 08:40
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod