PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE CRISTINA DA SILVA NASCIMENTO
DATA : 26/11/2020
LOCAL: Remoto - Sala Virtual

O REUNI E A DIFUSÃO DE UMA NOVA IDEIA DE UNIVERSIDADE: rupturas e continuísmos nas universidades federais

Apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar o processo de difusão de uma nova ideia de universidade no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, a partir de um desenho empírico estruturado com a perspectiva de contemplar três dimensões de tal discurso: sua emergência, sua difusão e sua materialização. Esta tese busca inserir-se no espaço acadêmico com uma identidade interdisciplinar, de uma forma mais imediata, na medida em que dialoga com a área da educação em geral e da história da educação, ao analisar uma parte da trajetória da universidade brasileira, referente a um momento que pode ser considerado simbólico, devido às inovações discutidas no âmbito do REUNI, como também, com a Ciência Política e com a área de Difusão de Políticas Públicas, ao investigar a especificidade da difusão de uma política brasileira, na área da educação, propondo uma reflexão sobre como considerar os resultados do processo. Em um contexto mais amplo da interdisciplinaridade, nosso exercício do conceito estará na tentativa de desenvolver esta tese reunindo constructos teóricos e metodológicos de várias áreas do conhecimento, em especial da Análise de Discurso, da Difusão de Políticas Públicas e, transversalmente, da Educação.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762338 - MARIA GABRIELA SILVA MARTINS CUNHA MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2855140 - ALLAN MOREIRA XAVIER
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISABEL MARIA FREITAS VALENTE