PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de QUALIFICAÇÃO: ATHILIO SILVA DOS SANTOS

DISCENTE : ATHILIO SILVA DOS SANTOS
DATA : 09/11/2020
LOCAL: SBC On-line

O Risco Político como Instrumento Estratégico das Multinacionais: a internacionalização das empresas Chinesas no setor petrolífero brasileiro (2009-2016)

As empresas inseridas no mundo globalizado buscam se internacionalizar para expandir suas possibilidades de retorno financeiro, entretanto riscos podem emergir em diferentes cenários onde estas estão inseridas. Um desses riscos é o político, oriundo de uma ação política particular que acarreta prejuízos nos resultados econômicos. Vários estudos econométricos têm constatado que as empresas transnacionais chinesas investem mais em países considerados politicamente arriscados, mesmo quando se controla o efeito da abundância de recursos naturais, o que contraria tanto a literatura teórica como a empírica sobre o assunto. Com isto, esta pesquisa se propõe constatar por meio de critérios estabelecidos nos cálculos das principais agências de risco político como: econômicos, políticos, geopolíticos e/ou de segurança, o ambiente do setor petrolífero brasileiro entre os anos de 2009 a 2016. O trabalho então, pretende analisar se houve durante o processo de internacionalização das empresas petrolíferas chinesas no território brasileiro, a utilização da metodologia do risco político. Ao final buscará verificar como as empresas chinesas trabalham com esse conceito no momento de realizar seus investimentos e se isso pode ou não afetar seus investimentos no setor quando o risco é considerado elevado.

Presidente - Interno ao Programa - 1995535 - ELIAS DAVID MORALES MARTINEZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 344365 - RAMON VICENTE GARCIA FERNANDEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JAN OLIVER DELLA COSTA STUNKEL - FGV
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1802140 - JOSE PAULO GUEDES PINTO