PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: ALESSANDRA DE CASTILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA DE CASTILHO
DATA : 22/10/2020
LOCAL: Remoto - Sala Virtual

Educação Superior: Análise da Difusão dos Bacharelados Interdisciplinares no Brasil

A tese realiza uma análise sobre a educação superior no Brasil nos últimos 15 anos, tendo como foco principal a difusão de um novo modelo de bacharelado, caracterizado pela interdisciplinaridade. Compreende um estudo sobre o contexto político e acadêmico que culminaram em diretrizes para uma ampla reforma no sistema de ensino superior, bem como os caminhos e estratégias adotados para que se tornasse um projeto nacional, com a adesão de várias universidades federais do país. Para manter uma linha de pesquisa cronológica que permita compreender a trajetória da temática, a tese aborda as motivações que deram impulso para a adoção do Bacharelado Interdisciplinar pela Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição pioneira na oferta do modelo, e investiga em que medida foi responsável pela adoção dos cursos interdisciplinares por outras instituições de ensino.  Para tanto utiliza como base o referencial teórico metodológico dos estudos sobre Difusão de Políticas Públicas e dos estudos da Difusão de Inovação, que se mostraram complementares para análise pretendida.

Presidente - Interno ao Programa - 1544389 - SIDNEY JARD DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 366.717.838-70 - LUCAS DE ALMEIDA PEREIRA - IFSP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1227719 - PAULO SERGIO DA COSTA NEVES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1947257 - ADALBERTO MANTOVANI MARTINIANO DE AZEVEDO