AS ESTRATÉGIAS DE COLABORAÇÃO NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA NO BRASIL
A pandemia da Covid-19 levou os gestores públicos a realizarem um planejamento educacional bastante desafiador. Foram decisões que envolveram a modificação da forma de oferta da educação considerando as atividades pedagógicas não presenciais (virtualmente ou por meio de impressos), assim como a alteração da forma de atuação das equipes para o teletrabalho, a demanda de entrega de itens alimentícios às famílias de estudantes, as alterações na gestão de contratos, entre outras decisões do período mais intenso da pandemia. Posteriormente as políticas se voltaram para a implementação das medidas sanitárias nas escolas a fim de favorecer o retorno progressivo dos estudantes em tempos variados, conforme a evolução da pandemia em cada localidade, e por fim enfrenta-se o desafio da recuperação/recomposição de aprendizagens. Em um país com histórico marcado pelas desigualdades sociais e educacionais, cada decisão em torno deste planejamento contribuiu para a ampliação ou a redução das oportunidades educacionais dos estudantes. Diante da fragilidade da coordenação nacional nos períodos mais críticos da pandemia, esses gestores buscaram diferentes estratégias para que o direito à educação pudesse ser assegurado, dentro dos limites estabelecidos pela situação de emergência sanitária. A hipótese da pesquisa é que as redes municipais de ensino, na ausência de uma efetiva colaboração vertical, sobretudo da parte do governo federal, efetivaram estratégias de colaboração próprias, em diferentes níveis (intermunicipais, interredes, interescolares, intraescolares e com a sociedade civil), conseguindo assim realizar o planejamento para o enfrentamento das consequências da Covid-19 na educação e implementar medidas necessárias de forma mais rápida, efetiva e com maior equidade, ao mesmo tempo em que experimentavam novas formas de colaboração. Para compreender como isso ocorreu, a pesquisa de método qualitativo será realizada por meio de entrevistas com gestores de Secretarias Municipais e de escolas de forma a aprofundar a compreensão e o mapeamento das estratégias de colaboração nos diferentes níveis, na implementação desta política educacional. Assim pretende-se analisar conjuntamente as informações sobre o planejamento e sobre as estratégias de colaboração efetivadas. Ao sistematizar tais estratégias, espera-se contribuir para a pesquisa sobre a formulação de políticas educacionais em situações de crise, mas também para as políticas educacionais de forma geral diante dos atuais desafios da educação que poderiam ser enfrentados por meio do aprimoramento da colaboração.