PPGPRI PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pri

Banca de QUALIFICAÇÃO: MISIA PEDROZO DE FRANCISCHI

DISCENTE : MISIA PEDROZO DE FRANCISCHI
DATA : 10/10/2024
LOCAL: Sala 211 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Segurança Energética no Continente Africano: Heranças coloniais e a ótica da Transição Justa

O constante crescimento na demanda por energia é hoje um dos maiores desafios enfrentados pelos países africanos. O crescimento populacional, a industrialização e o desenvolvimento econômico exigem robusto abastecimento energético, atualmente suprido majoritariamente por petróleo e gás, fontes de energia altamente poluentes e não renováveis. A transição para uma matriz energética limpa e renovável será um passo importante para o desenvolvimento socioeconômico das nações africanas. Apesar de possuir um considerável potencial para a exploração de energias renováveis, o continente segue dependente de fontes fósseis para a maior parte de seu abastecimento, como consequência de seu baixo desenvolvimento econômico e tecnológico, herança do colonialismo. Este trabalho investigará as raízes da insegurança energética africana como sequela do período sob exploração colonial; os desafios até hoje enfrentados para uma transição energética na região; e o papel da “Transição energética justa” (Just energy transition) neste cenário.

Presidente - Interno ao Programa - 022.207.238-52 - JOSÉ ALEXANDRE ALTAHYDE HAGE - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1844906 - FLAVIO ROCHA DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARINA GUSMÃO DE MENDONÇA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - ROBERTO GOULART MENEZES - UNB