Análise de um Aerofólio Fino em Efeito Solo Utilizando Forma Alternativa para Condição de Kutta
Sob a suposição de fluido incompressível e invíscido, o campo de velocidade pode ser
escrito como o gradiente de uma função potencial, que satisfaz a equação de Laplace. Nesse
contexto, o campo de velocidade em torno de cantos e cúspides apresenta uma singularidade
no canto ou cúspide. Tal comportamento não é observado próximo ao bordo de fuga de
um aerofólio, que pode ser um canto ou cúspide, onde a velocidade de escoamento é finita
devido à viscosidade do fluido. Para que o modelo de escoamento potencial corresponda
à realidade física, impõe-se a condição de campo de velocidade finito no bordo de fuga,
conhecida na literatura como a condição de Kutta. Existem diferentes formas de impor a
condição de Kutta na literatura. Uma forma alternativa de impor a condição de Kutta é
aqui discutida e aplicada a um aerofólio fino em efeito solo. Os coeficientes de sustentação
e momento para aerofólios finos em efeito solo, obtidos aplicando a forma alternativa para
a condição de Kutta, são comparados com resultados presentes na literatura.