CORRELAÇÃO DE RIGIDEZES ESTÁTICAS DE BUCHAS AUTOMOTIVAS UTILIZANDO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
O uso de buchas em suspensões de veículos é uma forma tradicional de reduzir vibrações, ruídos da estrada e aumentar o conforto de condução. No entanto, o processo de projeto de buchas depende demasiadamente de dados experimentais e históricos devido à complexidade dos elastômeros utilizados. O uso de softwares CAE nesse processo é dificultado por essa complexidade, uma vez que a hiperelasticidade presente nos elastômeros só pode ser descrita usando modelos hiperelásticos como Mooney-Rivlin, Ogden e Yeoh, que utilizam um conjunto de parâmetros para descrever o comportamento constitutivo do elastômero. Esses parâmetros podem ser determinados usando procedimentos de ajuste de curvas (curvefitting) que dependem de dados de teste, que nem sempre estão disponíveis e aumentam os custos de desenvolvimento. A maneira tradicional de simular uma bucha consiste em obter a geometria e as propriedades do material, modelá-la em um software de elementos finitos (FEA), aplicar condições de contorno e analisar os resultados. Essa abordagem foi executada durante este trabalho, no entanto, durante a pesquisa, alguns obstáculos foram enfrentados. Por exemplo, o comportamento constitutivo do elastômero precisa ser calibrado usando dados experimentais disponibilizados pelo fornecedor, mas esses dados são frequentemente difíceis de obter devido às limitações dos fornecedores, bem como às limitações físicas, como a variabilidade da rigidez do borracha de lote para lote, onde elastômeros com a mesma dureza Shore A apresentam diferentes rigidezes. Esses problemas podem ser evitados usando uma análise inversa em vez do método direto tradicional. O presente trabalho propõe uma rotina de otimização trust region dog-leg que utiliza uma interação MATLAB-ABAQUS para encontrar os parâmetros hiperelásticos para uma determinada geometria com base em dados experimentais. A metodologia foi aplicada a modelos de exemplo, como modelos 3D e axissimétricos de buchas automotivas, utilizando diferentes tipos de dados. Obteve-se resultados que mostraram uma minimização da discrepância e, portanto, forneceu parâmetros que poderiam descrever o comportamento constitutivo observado nos dados experimentais ou pseudo-experimentais.