A RODA, O RITMO E O RITO:
o sentido do corpo e o poder do canto na Roda de Capoeira da Praça da República/SP
O tema central desta pesquisa está voltado para a Roda de Capoeira da Praça da República como expressão da ocupação do território por meio da presença do corpo e a realização do canto. A investigação revela a dinâmica dialógica e dialética das alterações da expressividade oral e da corporeidade diante da ocupação do espaço público pela capoeira na sociedade estruturalmente racista. A pergunta de pesquisa é: como a capoeira se faz depositária de memórias que revelam alterações da oralidade e da corporeidade como indicativo de resistência à(s) violência(s) raciais? O objetivo central é compreender o sentido da presença da roda de capoeira localizada na Praça da República/SP. O método de pesquisa consiste no levantamento bibliográfico em torno do tema, assim como o uso de técnicas da História Oral e realização de entrevistas semi-estruturadas, tomando como base os valores civilizatórios negroafricano. Por fim, apresentam-se os achados de pesquisa, confirmando a capoeira da Praça da República enquanto depositária em sua corporeidade, memória (ancestralidade) e relações dialógicas (fala e escuta) na cultura negra no Centro de São Paulo.