PPGCHS PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgchs

Banca de DEFESA: WILQ VICENTE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILQ VICENTE DOS SANTOS
DATA : 07/06/2024
LOCAL: ONLINE

CINEMA DE PERIFERIA: NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Essa tese investiga a produção cinematográfica proveniente das periferias urbanas do Brasil nas últimas duas décadas, estabelecendo conexões com outras expressões culturais e obras audiovisuais desde a segunda metade do século XX até o início do século XXI. O intuito é traçar paralelos com as mudanças sociais e as políticas públicas, analisando as características das iniciativas audiovisuais ao longo do tempo.

São analisados dez filmes, lançados entre 2005 e 2019, sendo nove curtas e um longa-metragem, ficções e documentários. Os filmes, provenientes de cinco estados — Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro — além do Distrito Federal, refletem a diversidade regional e cultural da produção que, colocadas em perspectiva e em diálogo com outras produções culturais brasileiras, levantam questões relevantes sobre os arranjos produtivos, os principais debates que seus produtores mobilizam, a periferia como categoria de discussão social brasileira na contemporaneidade, elementos do pensamento e sentimento coletivo do período.

Da década de 2000, são analisados seis curtas documentários, mostrando uma produção audiovisual originada nos territórios populares, realizada com recursos profissionais limitados. São filmes que emergiram principalmente como projetos coletivos e comunitários, em um contexto de efervescência e visibilidade da produção cultural de periferia, que contrastam com a produção cinematográfica sobre as periferias feita por indivíduos de outras classes sociais que também emergiu no começo da década. São narrativas que evocam a bandeira da autorrepresentação e o combate à discriminação e aos estereótipos.

Da década de 2010, três obras de ficção e um documentário são colocados em foco, incluindo um longa-metragem. São produções que também revelam experiências locais, mas nos quais a subjetividade e singularidade das histórias de cada indivíduo passam a predominar frente à representatividade social dos personagens da década anterior. Realizadas em novo contexto de acesso à profissionalização e apoio à produção, revelam uma busca por experimentações autorais da linguagem cada vez mais relevante em comparação com filmes da década anterior. Os filmes herdam discussões e movimentos da década anterior, mas trazem novos elementos, interesses e formas de abordagem, refletindo mudanças no contexto social.

Verifica-se assim, características particulares das obras e seus autores, mas também recorrências e marcas coletivas, com transformações ao longo do tempo e entre projetos, com ênfases distintas conforme os interesses e desejos de posicionamento no campo social, evidenciando uma integração entre o universo criativo e a forma de engajamento de seus autores no mundo, bem como refletindo mudanças na dinâmica política e social do Brasil das últimas décadas.

Presidente - Interno ao Programa - 1768114 - MARIA LIVIA DE TOMMASI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545036 - CLAUDIO LUIS DE CAMARGO PENTEADO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIO BLANCO CHAVEZ - UFMS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ESTHER IMPÉRIO HAMBURGER - USP