PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/pgepr
Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEPR) tem por finalidade a formação de recursos humanos que capacite e habilite seus egressos a perceber e interagir com as demandas e questões de pesquisas científicas e tecnológicas contemporâneas, visando um profissional qualificado para dar prosseguimentos em suas carreiras como pesquisadores, num futuro programa de doutorado.


Os conteúdos transmitidos visam suscitar competências e habilidades que tornem o futuro pesquisador apto para atuar nos mais diversos segmentos da Engenharia de Produção, colaborando com o desenvolvimento da Nação, seja através da difusão do conhecimento tecnológico e científico absorvido ao longo do curso, com foco na pesquisa científica, ou seja, por meio de sua integração com a comunidade local, regional, nacional ou internacional.

O perfil do profissional formado pelo programa visa a criação de novos conhecimentos, tecnologias e modelos produtivos, a melhoria de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, a melhoria da gestão logística de operações, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação, energia e meio ambiente. Buscar-se-á o desenvolvimento de modelos, práticas, sistemas, projetos e inovação que contribuam para fomentar a área da Engenharia de Produção. Isto permitirá ao País usufruir deste conhecimento, para promover um patamar superior na área da pesquisa científica e contribuir com a comunidade acadêmica e empresarial (habilitando e capacitando seus profissionais).

A estrutura do programa possibilita o trânsito dos alunos em componentes curriculares aderentes à área de concentração e às linhas de pesquisa abarcadas pelo programa. O estudo e pesquisa desenvolvem-se nos eixos de engenharia de produto, manufatura, produção, operação, modelagem e simulação, todos de modo harmonioso no contexto formativo.

A área de concentração do PPGEPR é a Engenharia de Produção, conforme descrito na Resolução CNE/CES 11/2002 e pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro). Capacita seus egressos para criar conhecimentos, tecnologias e modelos produtivos por meio do projeto, implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo pessoas, materiais, tecnologia, informação, energia e meio ambiente.

As linhas de pesquisa do programa são:

- Manufatura avançada, qualidade e engenharia do produto (MAQEP)

- Gestão de operações e logística (GOL)

- Modelagem, otimização, simulação e controle de sistemas (MOS)

 

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - GERALDO CARDOSO DE OLIVEIRA NETO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: pgepr@ufabc.edu.br

  • - SERGIO RICARDO LOURENCO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: pgepr@ufabc.edu.br

SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod