PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA MAIA CABELLO

DISCENTE : GABRIELA MAIA CABELLO
DATA : 06/05/2024
LOCAL: Campus São Bernardo

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO AHP PARA PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE NOVOS FORNECEDORES EM UMA MULTINACIONAL FARMACÊUTICA

Essa pesquisa foi desenvolvida durante a reforma do processo de gestão de mudanças de uma empresa multinacional farmacêutica que realizou a categorização e o ranking dos projetos em três níveis de prioridade. O estudo surgiu da necessidade de validar a priorização dos projetos com base em mais critérios e em mais níveis de prioridade já que durante o ano fiscal o portfólio de projetos não se limitaria a três projetos. Devido cada departamento ter um interesse específico, o método AHP (Analytic Hierarchy Process) foi aplicado para reduzir o tempo e o viés/parcialidade durante as reuniões de gerenciamento de mudanças. Há aplicação do método em outros temas de projetos, porém ainda não foi explorado na literatura especializada como é feita a tomada a decisão para a escolha de projetos de backup para medicamentos. A proposta deste trabalho é apresentar um estudo de apoio a decisão utilizando uma modelagem com os método AHP para avaliar e justificar a prioridade entre cinco projetos de mudança de matéria prima em uma empresa multinacional farmacêutica. Em uma primeira etapa, verificou-se que os seguintes critérios são relevantes para decisão do ranking do portfólio de projetos: Nível de Complexidade (Quantidade de países envolvidos), Know how para Implementação, Meses para Implementação, Volume de Vendas e Horas de Dedicação Semanal. Posteriormente, como resultado da aplicação do modelo de decisão AHP, será verificado o critério que possui globalmente maior peso na escolha de um projeto, e o percentual de peso dos demais critérios. Esses dados serão obtidos no software SuperDecision, ferramenta de suporte à decisão que implementará o AHP e resultará no ranking do portfólio de projetos da farmacêutica.

Presidente - Interno ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALESSANDRO ALVES - UFABC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO