PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL FIDELIS

DISCENTE : RAFAEL FIDELIS
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

CADEIA DE SUPRIMENTOS DE LATAS DE ALUMÍNIO NO BRASIL, COMPORTAMENTO FRENTE A EVENTOS DE RUPTURA

A pandemia de COVID-19, iniciada em 2019, resultou em uma série de medidas globais de contingência, afetando de modo generalizado as cadeias de suprimentos por todo o planeta e desencadeando um efeito em cascata de desabastecimento, conhecido como Efeito de Ruptura. Esse fenômeno é caracterizado pela propagação de escassez e atraso nas entregas de produtos devido a inacessibilidade a diferentes elos de uma cadeia de suprimentos, revelando a natureza complexa desses sistemas. Além da pandemia os eventos de ruptura podem ser desencadeados por diferentes mecanismos desde desastres naturais até intervenções humanas. A ruptura sofrida pela cadeia de suprimento de latas de alumínio é um exemplo claro desse fenômeno e o presente estudo tem o objetivo de identificar os mecanismos de propagação, resiliência e recuperação observado durante a ruptura causada pela Covid-19 e através de uma perspectiva integrada identificar configurações otimizadas para resposta a esse tipo de fenômeno. A metodologia proposta para execução dessa pesquisa consiste no mapeamento e modelagem da cadeia de suprimentos de lata de alumínio através de uma pesquisa de campo com visita as unidades fabris e coleta de dados de diferentes fontes, públicas e privadas, que permitam a construção de um modelo de dados relacional sobre as variáveis de interesse observada. O modelo será então utilizado para a construção de diferentes configurações dessa cadeia em conjunto com diferentes cenários de ruptura que serão testados no simulador logístico AnyLogistix a fim de identificar as configurações com respostas otimizadas. Ao final da pesquisa é esperado um conhecimento aprofundado da cadeia de suprimento de latas de alumínio com a identificação das configurações mais resilientes e eficientes para sua estrutura contribuindo para o conhecimento teórico e prático na área de gerenciamento de cadeias de suprimento que podem ser aplicados a essa e outras cadeias de estrutura similar.

Presidente - Interno ao Programa - 2605733 - SERGIO RICARDO LOURENCO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3382225 - GERALDO CARDOSO DE OLIVEIRA NETO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIUS FABIUS HENRIQUES DE CARVALHO - PUC-CAMPINAS
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1746153 - FERNANDO GASI