PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: ANA CAROLINE MUTA DOS SANTOS

DISCENTE : ANA CAROLINE MUTA DOS SANTOS
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Remoto: https://meet.google.com/iqf-eqsp-ubz

A APLICAÇÃO DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR ALIMENTÍCIO: UM QUADRO DE MATURIDADE DA INDÚSTRIA

A Indústria 4.0 tem sido amplamente discutida desde que foi declarada como uma das principais iniciativas para estratégias de alta tecnologia na Alemanha em 2011. Desde o início da revolução industrial, os avanços tecnológicos tiveram grande impacto na produtividade das indústrias, aumentando a produção em larga escala. Atualmente, a Indústria 4.0 representa um novo ciclo de inovações tecnológicas, sendo descrita como a Quarta Revolução Industrial, pois as transformações deixaram de ser incrementais e os sistemas conectados tornaram-se fundamentais para toda a cadeia de valor, uma vez que o aumento da produtividade impacta a economia, o crescimento industrial e a força de trabalho, alterando consequentemente a competitividade das empresas, das regiões e do mercado em que atuam. À medida que as indústrias em todo o mundo adotam a automação, aliada às tecnologias habilitadoras, compreender os níveis de maturidade dessas tecnologias torna-se essencial para uma implementação e otimização eficazes, uma vez que a Indústria 4.0 não se trata apenas de digitalização ou automação, mas refere-se à integração da tecnologia de informação e comunicação na produção industrial associada à transformação da organização e da cultura das empresas. Para que as organizações possam navegar pelo complexo cenário da Industria 4.0, fomentando a inovação e a competitividade, um planejamento extensivo é necessário para as transformações físicas, tecnológicas e organizacionais necessárias para que as indústrias de manufatura se adaptem. Desta forma, este trabalho explora os aspectos críticos do processo de digitalização na manufatura do ponto de vista de requisitos técnicos e demandas estratégicas, oferecendo uma análise das principais tecnologias habilitadoras e seus respectivos modelos de maturidade, lançando luz sobre a progressão desde a adoção inicial até a integração avançada, para que se possa identificar o nível de maturidade da implementação da Indústria 4.0 nas empresas visando desenvolver um ambiente ágil e em melhoria contínua para permitir rápida tomada de decisões, adaptabilidade e garantir competitividade em ambientes disruptivos. Ainda, a utilização de novas tecnologias da Indústria 4.0 oferece novas oportunidades para os países emergentes, onde se concentra a capacidade produtiva tanto de bens de baixo valor agregado como de bens mais complexos. A necessidade de utilização da capacidade industrial por países com economia madura representa um fator que impulsiona o desenvolvimento de competências produtivas e inovação. Em países como o Brasil, ainda é necessário tomar medidas para implementar as tecnologias disponíveis da Indústria 4.0, além de aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento para que esta seja representativa em níveis internacionais. Em uma era em que processos personalizados, baseados em dados e automatizados estão se tornando cada vez mais vitais, este trabalho traz a discussão sobre a indústria de alimentos, que tem muito a ganhar com a adoção dos princípios da Indústria 4.0, aprimorando a eficiência, qualidade e sustentabilidade em toda sua cadeia de produção e distribuição. O setor de alimentos é particularmente relevante, pois essa revolução industrial está impulsionando mudanças significativas em toda a cadeia, e a partir das informações coletadas sobre o cenário atual, é crucial uma abordagem estratégica à implementação, visando regiões específicas e a transmissão de conhecimentos a indivíduos-chave. Consequentemente, uma estrutura que conceitua as medidas e ações necessárias tomadas pela indústria alimentícia na navegação no processo de transformação digital para a Indústria 4.0 visa identificar os requisitos técnicos mínimos para que uma planta fabril seja considerada alinhada com os princípios da Quarta Revolução Industrial e analisar os níveis de maturidade da Indústria 4.0 no setor alimentar, bem como a viabilidade da sua aplicação e desenvolvimento no atual contexto nacional.

Presidente - Interno ao Programa - 2187277 - LEONARDO RIBEIRO RODRIGUES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 833.798.518-68 - KLAUS SCHÜTZER - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2328074 - FRANCIANE FREITAS SILVEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI