MODELO DE MATURIDADE PARA A QUALIDADE 4.0
Um estudo de caso no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
As empresas têm enfrentado desafios significativos face ao novo cenário disruptivo introduzido pela Indústria 4.0 e suas tecnologias habilitadoras, como inteligência artificial, computação em nuvem, internet das coisas e sistemas ciberfísicos, indo além, à transformação digital das cadeias de valor industriais. A Qualidade 4.0 surge nesse contexto, ou seja, da aplicação dessas tecnologias e da extrapolação dessa cadeia de valor à qualidade. Boas práticas em gestão da qualidade já estão amplamente consolidadas, pois constituem uma vantagem competitiva, e as empresas precisam se adaptar ao novo contexto industrial. Modelos de maturidade são importantes ferramentas para avaliar o estágio em que as empresas se encontram em determinados temas, como o nível de suas estruturas internas e, assim, melhorar a maneira como as rotinas são executadas. Face a esses novos paradigmas de produção, diversos modelos de maturidade para a Indústria 4.0 já foram desenvolvidos. O principal objetivo do presente trabalho é estender esses modelos de maturidade para a Qualidade 4.0. Partiremos das definições básicas para o desenvolvimento de um modelo e posterior aplicação da ferramenta, num estudo de caso, para validação.