PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: MYRIAN REIS DE SOUZA PREVITALI

DISCENTE : MYRIAN REIS DE SOUZA PREVITALI
DATA : 23/11/2023
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/83785519775?pwd=EuebZgw9q72di9gQdNFFhZmTjUqZ4P.1

IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS RELACIONADOS À TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM RELATÓRIOS ESG

A relevância das questões ambientais, sociais e de governança (ESG) tem aumentado, impulsionada por consumidores, investidores e reguladores que estão cada vez mais conscientes das consequências negativas das atividades empresariais sobre o meio ambiente e a sociedade. Ao mesmo tempo, digitalização e sustentabilidade são temas transversais a todas as partes da cadeia produtiva. A transformação digital é considerada um dos principais impulsionadores da inovação e crescimento dos negócios no século XXI, tendo se tornado uma estratégia essencial para permanecer competitivo no cenário de negócios em rápida evolução, permitindo às empresas operar e interagir com os clientes. Nesse cenário, ainda não foi identificado um padrão para a apresentação das ações e resultados ESG alcançados pelas empresas, sendo que cada empresa utiliza formas diferentes para demonstrar suas ações ESG à sociedade. Tampouco foi analisado o papel das ferramentas digitais para o atingimento de metas ESG. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar a relevância do componente da transformação digital na apresentação dos resultados ESG das companhias, divulgados para a sociedade por meio dos relatórios ESG.  Para atingir estes objetivos, será realizada uma pesquisa descritiva com base nos relatórios de sustentabilidade das companhias brasileiras.

Presidente - Interno ao Programa - 2327844 - SILVIA NOVAES ZILBER TURRI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 265.119.888-99 - GERALDO CARDOSO DE OLIVEIRA NETO - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1673092 - RONALDO CRISTIANO PRATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2364326 - ALEXANDRE DONIZETI ALVES