PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: JOSE CARLOS FRANCELI

DISCENTE : JOSE CARLOS FRANCELI
DATA : 10/05/2023
LOCAL: https://us06web.zoom.us/j/88218042922?pwd=VnBNbXZ3OGJ3ZkVIbG5sMHRDODZQQT09

O  apoio da alta gestão sobre a  adoção de “ Internet das Coisas” e  a sua relação com a performance da cadeia de fornecimento no contexto da indústria 4.0

Com o advento da Industria 4.0 (I4.0) diversos estudos enfatizaram a importância das tecnologias digitais e seus possíveis benefícios para as organizações, tornando seus processos mais eficazes e eficientes. As tecnologias digitais também podem permitir a remoção de restrições de tempo e distância quanto a comunicação e distribuição de produtos. Nesse cenário, a adoção de tecnologias de Internet das coisas ou Internet of Things (IoT) são consideradas a porta de entrada para a digitalização da manufatura e Supply Chain (SC). No processo desta adoção, poucos estudos analisaram profundamente o papel da alta gestão . Desta forma o objetivo deste estudo foi verificar se existe uma relação positiva entre o papel apoio da alta gestão e a adoção de IoTs e se há uma relação positiva entre esta adoção e a performance do SC. Para atingir tais objetivos, a partir da revisão sistemática da literatura e da identificação de variáveis relevantes para o processo, foi elaborado e testado um modelo conceitual. Para o teste do modelo foi utilizado um método de pesquisa de natureza quantitativa, sendo que quanto à sua finalidade, a pesquisa é causal pois aprofunda o conhecimento sobre a relação e efeitos entre as variáveis. Para tal teste, um questionário elaborado com base na referida revisão foi elaborado e aplicado  em empresas de diversos setores no Brasil. Foram obtidas 90 respostas válidas e analisadas utilizando-se a técnica da modelagem de equações estruturais (SEM), com o método dos mínimos quadrados parciais (PLS).Os resultados confirmaram o preconizado na literatura mostrando uma relação positiva entre o apoio da alta gestão e a adoção de IoTs como também uma relação positiva entre adoção de IoTs e a performance do supply chain (SC).

Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2327844 - SILVIA NOVAES ZILBER TURRI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURO SAMPAIO - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA