PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO MORINAGA FLORENCIO

DISCENTE : ADRIANO MORINAGA FLORENCIO
DATA : 06/12/2022
LOCAL: Videoconferência pelo Teams

Engenharia de sistemas baseada em modelo aplicada em manufatura: Um estudo de caso em uma fábrica de aprendizagem

A Indústria 4.0 está evoluindo constantemente, fábricas e universidades estão demandando mais recursos para evoluir da produção manual para a aplicação de novas tecnologias. O aumento da complexidade entre os elementos em um sistema de produção exige a aplicação de abordagens inovadoras e a Engenharia de Sistemas Baseada em Modelo (MBSE) aborda as complexidades inerentes do sistema com uma abordagem centrada no modelo que suporta e melhora os sistemas técnicos usando métodos multidisciplinares, que incluem linguagens de modelagem e ferramentas para aumentar a qualidade da produção e otimizar os procedimentos. Objetivo – Este trabalho tem o objetivo analisar a utilização de MBSE em sistemas de manufatura, identificar possíveis aplicações em otimização de processos e demonstrar desafios e benefícios com relação à abordagem clássica baseada em documentos a partir de um estudo de caso, uma Fábrica de Aprendizagem em um ambiente de manufatura próximo do real para pesquisa, ensino e demonstração de conceitos e tecnologias de Indústria 4.0 que utiliza um skate como produto-exemplo. Metodologia – Para o cumprimento desses objetivos, este trabalho baseou-se nos princípios da Design Science Research, utilizando os métodos de Revisão Sistemática de Literatura e modelagem gráfica SysML aplicando as disciplinas de Engenharia de Sistemas. Resultados parciais e esperados – O modelo apresentado até o presente momento captura aspectos relevantes da concepção do sistema feito com base na análise de cenários e define o comportamento observável externamente do sistema e as características físicas, apresenta o ponto de partida da identificação de necessidades dos usuários e idealizadores do sistema. Espera-se elucidar paradigmas de sistemas por meio de uma fonte de verdade formalizada, centralizada e única como uma forma central de descrição para gerenciamento de mudanças. Conclusão – Considerando que as Fábricas de Aprendizagem interagem com diversos alunos e pesquisadores, e muitos projetos são realizados usando essa facilidade, o MBSE vem demonstrando ser uma abordagem que auxilia na rápida identificação de impactos das solicitações de mudança para as Fábricas de Aprendizagem, permite a colaboração entre várias pessoas para pesquisas futuras, facilitando o rastreamento dos requisitos do sistema.

Presidente - Interno ao Programa - 833.798.518-68 - KLAUS SCHÜTZER - UFABC
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO DE SENZI ZANCUL - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2403225 - UGO IBUSUKI