COMO AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE 4.0 SUPORTAM OS PRINCÍPIOS DOS SISTEMAS DE QUALIDADE TQC E TQM
O objetivo principal desta pesquisa é identificar como as metodologias de qualidade estabelecidas, conhecidas mundialmente como TQC (Total Quality Control) e TQM (Total Quality Management) são suportadas pelas ferramentas do conceito de Qualidade 4.0 que também receberam influência das tecnologias disruptivas de Indústria 4.0 na última década.
A fim de cruzar a relação entre TQC e TQM e como a Qualidade 4.0 suporta esses sistemas de qualidade foi adotado um método de investigação qualitativa por meio de um questionário de pesquisa aplicado a uma das mais importantes montadoras mundiais, sediada também no Brasil, a Toyota do Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica e da relação de conceitos e sinergia seria possível analisar e chegar a conclusões através deste trabalho de pesquisa.
No contexto da evolução da indústria, a função qualidade tem uma influência decisiva na entrega de produtos e serviços de excelência aos clientes. Nesse contexto e principalmente no século XX, os sistemas de gestão da qualidade foram desenvolvidos e se estabeleceram nos períodos da Indústria 2.0 e 3.0, trazendo inegáveis benefícios à qualidade como o TQC (Total Quality Control) originário do Japão e o TQM (Total Quality Management) originários dos Estados Unidos da América, ambos com o mesmo conteúdo. Neste contexto a qualidade está intimamente ligada ao sistema de gestão da qualidade tradicional, e agora com a Indústria 4.0, está sendo denominada Qualidade 4.0.