PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: FELIPE CASSIANO LUZ

DISCENTE : FELIPE CASSIANO LUZ
DATA : 21/10/2022
LOCAL: https://meet.google.com/wbf-gpex-jzm?hs=122&authuser=0

BIG DATA ANALYTICS COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AOS PROCESSOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DAS ORGANIZAÇÕES

A Indústria 4.0 caracteriza-se por sua elevada velocidade na modificação de processos e produtos, sendo fundamental para esse processo o uso de tecnologias digitais, em especial o Big Data Analytics. Entretanto, existem ainda muitas barreiras e desafios a serem enfrentados pelas organizações para que seja possível sua implementação nas diversas atividades e processos de suas cadeias de valor, bem como uma melhor identificação e mapeamento dos principais benefícios da adoção dessa estratégia. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar os principais benefícios e de que forma a implementação de tecnologias relacionadas ao Big Data Analytics, isto é, com foco na coleta, manipulação, análise e síntese de dados, são capazes de suportar no processo de tomada de decisões ao longo da cadeia de suprimentos. Para isso, este trabalho propõe inicialmente um modelo de pesquisa conceitual a fim de contextualizar os principais conceitos e definições a respeito do tema. Em seguida, o modelo e as hipóteses de pesquisa serão testados utilizando dados a serem coletados através de um questionário com um grupo de profissionais da cadeia de suprimentos de diferentes organizações e indústrias (de diferentes tamanhos e setores/região de atuação). Por fim, são aplicadas técnicas multivariadas de análises de dados (análise fatorial, regressão linear e regressão logística) onde espera-se agrupar as empresas a partir de suas características e, em seguida, identificar de que maneira a geração de inteligência e insights por meio da implementação de métodos analíticos favorecem no processo de melhoria contínua nos diferentes processos e operações que envolvem a cadeia de suprimentos.

Presidente - Interno ao Programa - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2327844 - SILVIA NOVAES ZILBER TURRI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GABRIELA SCUR - FEI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA