PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: ROBERTO OTTO GRIESE JUNIOR

DISCENTE : ROBERTO OTTO GRIESE JUNIOR
DATA : 12/08/2022
LOCAL: Sala 205 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Modelagem multicritério híbrida para aquisição de equipamentos de bombeamento de argamassas úmidas para construção civil

A necessidade em aumentar a utilização de equipamentos nas construções para reduzir o tempo de produção ou o desperdício, são vitais para o aumento de eficiência nos processos da construção civil. Uma das medidas adotadas nesse sentido são as utilizações de equipamentos para bombeamento das argamassas úmidas para aplicações diversas. Porém, um ponto ainda não abordado na literatura especializada é de como é feita a tomada a decisão para a escolha da melhor alternativa do equipamento para bombeamento. Assim, a proposta deste trabalho é de apresentar um estudo de apoio a decisão utilizando uma modelagem híbrida com os métodos AHP e TOPSIS para avaliar cinco alternativas de equipamentos de bombeamento de argamassas úmidas existentes no mercado Brasileiro. Em uma primeira etapa, verificou-se que os seguintes critérios são relevantes para decisão de aquisição deste tipo de equipamentos: Desempenho, Facilidade de Utilização, Pós Venda, Qualidade, Referência de Mercado e Preço. Posteriormente, como resultado da aplicação do modelo AHP, verificou-se que o critério Preço possui globalmente maior peso (38,4%) na decisão de aquisição destes equipamentos, seguido pela decisão pelos critérios de Qualidade (24,36%) e Referência de Mercado (15,6%). Esse resultado refletiu-se no ranking de preferência de aquisição das alternativas de equipamentos analisados pela metodologia TOPSIS.

Presidente - Interno ao Programa - 1632464 - DOUGLAS ALVES CASSIANO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1842803 - PATRICIA BELFIORE FAVERO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDUARDO CHRISTIANO CECONE - UNIP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2187277 - LEONARDO RIBEIRO RODRIGUES