PPGEPR PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 2320-6355/6355 http://propg.ufabc.edu.br/pgepr

Banca de DEFESA: THIAGO ESPINOSSI FONTANELLO

DISCENTE : THIAGO ESPINOSSI FONTANELLO
DATA : 30/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vanderli-4

COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO FRENTE AOS PARADIGMAS DA INDÚSTRIA 4.0 E DA SUSTENTABILIDADE

A indústria 4.0 trouxe às indústrias tecnologias inovadoras que alteraram a forma com que profissionais de engenharia atuam em suas áreas. Em uma sociedade onde as mudanças ocorrem de forma rápida e constante, tais tecnologias apoiam o trabalho no processo produtivo e trazem novos insights, que mudam a forma com que os profissionais atuam. Além disso, conceitos de sustentabilidade ambiental, social e econômica também influenciam a sociedade e demandam que empresas tenham uma postura responsável frente a esse tripé. Tais fenômenos fazem com que sejam exigidos dos profissionais de engenharia inseridos nesse contexto competências específicas que auxiliam na execução de um trabalho de excelência. A ideia do Engenheiro que reúna competências para atuar atendendo ao mesmo tempo os dois paradigmas, da Indústria 4.0 e da Sustentabilidade, se tornou ainda mais crítica para superar a crise ocasionada pela COVID-19. As competências-chave para se atuar neste contexto ainda estão sendo definidas no âmbito acadêmico e profissional. Considerando-se as lacunas apresentadas, esse trabalho teve o objetivo de identificar quais competências são importantes para atender as demandas da I 4.0 e da sustentabilidade, e o seu grau de importância e de desenvolvimento, além de identificar como elas têm sido adquiridas.  Foi empregada a estratégia metodológica de levantamento, com coleta de dados por meio de questionário disponibilizado via web.  Foram coletadas 116 respostas com engenheiros ou  estudantes de engenharia em fase final de conclusão do curso e que atuam no mercado de trabalho. Com base na revisão de literatura, o questionário proposto incluiu quatro grupos de competências: Competência Técnica, Competência Metodológica, Competência Social e Competência Pessoal, e foi validado nesse trabalho por meio da técnica de análise fatorial de modo confirmatório. A competência social foi apontada como a mais importante e mais desenvolvida, e a competência técnica como a menos importante e menos desenvolvida. O questionário validado é uma contribuição deste trabalho e pode ser utilizado em outros contextos de pesquisa. Os resultados também podem auxiliar na análise do projeto de ensino das engenharias. Este trabalho também contribui com a identificação das competências que são exigidas para cada engenharia.

Presidente - Interno ao Programa - 1917110 - VANDERLI CORREIA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760422 - DELMO ALVES DE MOURA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DIÓGENES DE SOUZA BIDO - UPM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3202201 - JOSÉ CARLOS CURVELO SANTANA